Calpis

calpis

Calpis era uma dessas bebidas que eu não tinha coragem de experimentar, nem quando estive no Japão. Com a aparência de água clorada, e sem conseguir ler uma mísera palavra além da marca, foi muito fácil fantasiar que se tratava de algo terrível disfarçado numa embalagem fofa.

Mas em alguma tarde do ano passado, a Tatu Damberg comentou que era gostoso. Ah, era o empurrãozinho que a minha curiosidade precisava.

Aqui em São Paulo encontramos nas versões Calpis Water (que já vem diluído e pronto para beber), Calpis Soda (versão com gás) e em diversos sabores como pêssego, lichia, aloe vera, uva verde e morango. O meu favorito e o básico, sem sabores ou gás. Lá do outro lado do mundo existem outros produtos como manteiga Calpis e versões álcoolicas.

A novidade é que foi lançada uma versão em latinha (R$2,50) com informações em português, importada e distribuída pela Ajinomoto e que apareceu em alguns supermercados. O sabor me pareceu mais fraco, um pouco mais aguado do que a versão que vem “direto” do Japão.

Calpis foi lançado em 1917 no Japão e quando chegou aos Estados Unidos, em 1991, deu origem à fofoca de que foi preciso fazer um pequeno ajuste no nome da marca. Calpis em inglês soava como… bom, fale alto umas duas vezes e você vai entender: cow piss. Daí a marca foi lançada como Calpico

Mas não tenha medo, para quem ama Yakult eu diria que Calpis é quase o sonho realizado de ter em mãos mais de 80g de leite fermentado, doce e levemente cítrico. Quase porque eles são semelhantes e não idênticos. Acho mais leve, menos doce e vem em embalagens de 500ml – e com a vantagem de não precisar de refrigeração, o que ajudou a popularizar a bebida no Japão.

Espero que seja lançado um site tão completo quanto o japonês – que tem todas as embalagens lançadas, a história e muitas receitas – inclusive de pratos. O site em inglês também tem sugestões de drinks e sobremesas – ai, leite fermentado com álcool… Será?

P.S.: à propósito: eu continuo sem o meu moedor.

Tagged:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *