Brownie in love

Brownies

Depois de semanas me dedicando apenas aos meus passarinhos, às aulas de yoga, corridas matinais e uma alimentação regrada, achei que era bem perdoável fazer uma receita que não combinasse com nada disso para o feriado prolongado.
Para dar aquela forcinha extra, uma dessas tardes fiquei ajudando uma amiga a encontrar alguma receita de doce para o dia dos namorados.

Achei várias sugestões pela rede, mas a que ganhou os meus olhos pela praticidade, e porque eu já tinha o chocolate do tofu pudding e só precisei comprar alguma nozes, está no blog Technicolor Kitchen da Patricia Scarpin, tirada do livro Baking: from my home to yours, de Dorie Greenspan.

Enquanto estava misturando a massa, achei que mesmo usando o chocolate amargo (72% de cacau) e o meio amargo, estava um pouco doce… então adicionei 10g de cacau em pó sem açúcar (não é o do padre viu gente, esse tem açúcar na composição) e resolvi dar um toquezinho colocando raspas de limão siciliano na massa, que perfumou a cozinha e a sala em menos de 1 hora. Foram 20 min. para preparar a massa e mais 35 de forno. Ficou lindo, lindo mesmo.

Outra dica é que eu não tinha a tal assadeira quadrada de 20cm e nem nada parecido, e obviamente, só notei a falta de papel alumínio quando a massa do brownie já estava pronta. Respirei fundo (vivas para a yoga) e resolvi improvisar com um marinex estreito (26,5 x 13,5 cm) – imaginei que isso daria pedaços mais altos. Untado o marinex, usei papel manteiga (também untado) do jeito que a Patrícia Scarpin explicou, forrando toda a forma, para servir de alça ao retirar o brownie da forma. Olha, talvez eu tenha ganhado os 5min extras por conta do vidro, mas não tenho do que reclamar, funcionou! Humm… não esqueça o bolo dentro do forno, pois o calor interno faz com que ele ainda cozinhe mesmo depois que o forno é desligado. Se você passou a faca e ela saiu sequinha, desligue e retire ele na hora.

Brownies clássicos
(receita Technicolor Kitchen com pequenas alterações)
Rendimento: 16 pedaços

INGREDIENTES:
70g de manteiga sem sal em pedaços
92g de chocolate meio amargo picado
10g de cacau em pó solúvel – sem açúcar
150g de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de pó para café expresso (eu usei pó de café comum)
¼ colher (chá) de sal
47g de farinha de trigo
115g de nozes picadas

Opcionais:
56g de chocolate meio amargo picado (esse você não derrete, é para adicionar na massa depois)
Raspas de 1 limão siciliano médio

MODO DE FAZER:

- Acenda seu forno em temperatura baixa pra alta. Quem tem termômetro, pode deixar em 160oC. Coloque papel alumínio (dá certo com papel manteiga também) dentro da forma, deixando sobras dos dois lados para usar como alça na hora de desenformar o brownie. Unte com manteiga e reserve. (dica: coloque dentro de uma forma maior para evitar que o papel queime).

- Em um recipiente, derreta a manteiga com as 92g de chocolate meio amargo em banho maria ou no microondas. Cuidado para não usar uma temperatura muito alta, pois isso faz a manteiga ficar muito líquida antes que o chocolate derreta. E atenção: manteiga não é margarina, certo? E se usar com sal, não adicione o sal indicado na receita.

- Adicione o açúcar e com a ajuda de um fouet incorpore à mistura de chocolate. A textura ficará grossa, mas não se preocupe, o açúcar vai derretar.

- Acrescente os ovos um a um. Em seguida, adicione a baunilha e misture bem. Coloque o pó de café, o sal e a farinha de trigo.

- Com a ajuda de uma espátula, acrescente as nozes e se você quiser, ainda pode incrementar seu brownie com mais uma dose de chocolate amargo (são as 56g que indiquei lá em cima), branco, nozes, cerejas… pode usar a imaginação. Lembre-se que aqui o mais o importante não é a quantidade – já tem uma xícara de nozes, meia xícara de chocolate picado já vai deixar seu brownie incrível. Só tenha capricho em deixar tudo em pedaços pequenos.

- Coloque a massa na forma, alise com a espátula. Coloque no forno por 30min e cheque com o velho truque da faquinha no meio do brownie para ver se ele está assado. A lâmina deve sair sequinha, sem massa. Se você preferir uma superfície ainda mais craquelada, deixe mais 3 min. e retire do forno.

- Agora vai o truque: Deixe o brownie esfriar (mas não totalmente, você corre o risco de ficar com o papel grudado) e retire da forma com a ajuda das alças. Coloque sobre uma tábua e corte em quadrados, tirando o papel alumínio (ou manteiga) dos pedaços. Prontinho, seu dia dos namorados está garantido!

O como fazer original está aqui. E vale a pena dar uma olhadinha. :)

O meu toque final ficou por conta do cortador de biscoitos em forma de coração, só tenha cuidado para não arruinar a casquinha incrível que divide os brownies incríveis dos mais ou menos.

Mas legal mesmo é que essa receita estreiou a minha balança de cozinha novíssima em folha, comprada esta tarde no bairro da Liberdade – SP.
Agora só falta o termômetro de forno para eu ter mais precisão nas experiências aqui em casa. (meu termômetro de forno chegou, graças à querida amiga Tati Hanazaki :D)

Tagged: , ,

Comments: 5

  1. Monise 17/06/2009 at 18:28 Reply

    Esta receita com gramas contadinhas tem uma cara de utilização da balança nova… ;-)

  2. Amanda 20/06/2009 at 22:30 Reply

    Ai que delícia meu deus, amo brownie

  3. Mayra 22/06/2009 at 12:15 Reply

    hm, parece ótimo, Nath. Conta, quais marcas de choco vc usou?
    bjos

    • nathy2 24/07/2009 at 00:54 Reply

      Oi Mayra, então eu usei cacau em pó da Callebaut e o chocolate em barra da Cassino junto com o amargo da Garoto. :)

  4. Rosangela 10/12/2009 at 20:59 Reply

    Oi Nath,

    pode dizer onde comprou o cacau Callebaut?
    Estou em Sampa,

    grata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *